segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A lógica da logística

1-Vantagem competitiva, podemos entender como uma vantagem que uma empresa tem em relação aos seus concorrentes, ou seja: produção a menor custo, logo vai introduzir no mercado os produtos a preços mais acessíveis para o consumidor.
As fontes de vantagens competitivas são:


  • Foco no cliente
  • Qualidade superior do produto/serviço
  • Excelência dos recursos humanos e do management
  • Excelência da tecnologia que permite produzir com custos baixas
  • Elevado volume da produção

2- A lógica da logística consiste no redesenho dos processos tendo em vista a criação e a sustentabilidade de vantagens competitivas, tendo como objectivo obter mais lucros para a empresa.





3- A dimensão dos mercados condiciona a referida lógica da logística na medida que se os mercados, forem de dimensões reduzidas, não se consegue tirar partido das economias de escala, ficando os produtos a um preço um pouco elevado em relação às empresas de maiores dimensões.

4-
A: Se conseguir-mos a redução dos custos conseguimos vender os produtos a preços mais reduzidos, conquistando ou reconquistando assim uma maior clientela.

B: Com a diferenciação dos produtos, ou seja, com uma gama mais alargada de produtos, ganhamos força no mercado, pois vamos ter um maior leque de potenciais clientes,temos o exemplo da SWATCH, que está sempre a lançar relógios novos no mercado, em todas as épocas e em todas as ocasiões," dia da mãe/pai, dia dos namorados,Etc."

C: Analisando o desenho da organização há certas actividades na empresa que já não trazem nada de novo ao produto, ou seja, já não são necessárias para o bom funcionamento da empresa, podendo assim serem eliminados, cortando com certos custos que irão tornar o produto mais barato, logo teremos mais lucro.

Sem comentários: