1.Identifique várias tendências da logística que a imagem acima sugere.
A imagem sugere, entre outras, as seguintes tendências da logística:
* Respostas simultâneas a mercados locais e globais em simultâneo ( the GLOCAL experience);
* Necessidade de resposta aos desafios colocados pelo comércio electrónico;
* Necessidade de reconfiguração da estrutura de custos; etc.
2.As empresas precisam de responder em simultâneo a mercados globais e locais. Refira algumas técnicas de adaptação das empresas à nova realidade, e suas consequências sobre centralização das operações logísticas.
Algumas das técnicas de adaptação das empresas à nova realidade surgem frequentemente por intermédio de parcerias e de outsourcing, facilitando assim o conhecimento dos mercados locais e tornar os custos fixos mais variáveis(outsourcing). Ao adoptar estas técnicas, convém que a logística esteja desenvolvida.
3.Relacione a reconfiguração do binómio estratégia/estrutura e a focalização nos processos com a importância atribuída pela logística ao sinal da procura.
Na prática, esta é uma das influências que sustenta a criação de cadeias de empresas, focada nos outputs (essencialmente serviço logístico), tentando acrescentar valor tripartidamente, fidelizando o mercado, satisfazendo o accionista e a organização interna, procurando o caminho mais desafiante, passando pela busca de uma recompensa cada vez mais complexa para a organização.
Outro aspecto a considerar neste contexto,diz respeito à concentração das empresas no core business, com tendência a externalizar muitas das actividades, causando o continuado crescimento dos operadores logísticos por absorção de activos, por fusões e por aquisições.
4.Com o desenvolvimento do comércio electrónico, identifique as áreas onde os desafios colocados à logística persistirão.
Com o desenvolvimento do comércio electrónico, os grandes desafios futuros, estarão do lado dos fluxos físicos, pois, com a sua integração no mundo digital, é necessário que haja capacidade de resposta,ou seja, por mais larga que seja a banda, será sempre necessário transportar os produtos de um lado para o outro. Neste caso haverá sempre atrito nos fluxos físicos.
5. Resposta a cliente infiéis:
“É onde a logística e a gestão logística, se tornam mais uma arte que uma ciência”.
Justifique.
A logística é uma arte e não uma ciência, na medida em que não há nenhum método científico para dar as respostas necessitadas em relação aos caminhos tomados pela logística para redução de custos e fidelização de clientes. Esses caminhos têm que ser equacionados pela gestão da logística. Podemos assim concluir que quem tiver mais "arte" terá mais sucesso nas suas decisões.
6. Sempre que se pense na redução de custos (reconfiguração da estrutura de custos) deverão ter-se presentes três movimentos. Explicite-os.
Os três movimentos na (reconfiguração da estrutura de custos) são:
* A necessidade de aumentar a produtividade. Ao produzir mais com os mesmos factores produtivos, repercute-se na redução dos custos, logo haverá mais lucro para a empresa.
* A necessidade de agilizar a empresa/organização. Este movimento surge no intuito de concentração da empresa no seu negócio. Uma das soluções surge através do outsourcing, atribuindo a outros, tarefas que não fazem parte do negócio da empresa.
* A necessidade de concentrar operações a nível central. Este movimento permite que se tenha em consideração os custos de todas as actividades da empresa.
7. Aponte a logística reversa como resultado da adaptação das empresas às novas exigências ambientais.
Em torno das novas exigências, pede-se às empresas que não poluam e que tenham em atenção a recolha de produtos ( dentro da sua área de negócios) para que estes sejam reciclados e não se transformem em "mono".
8. Explique como a integração da cadeia logística conduz as diversas empresas à focalização no core business.
A integração em rede nas empresas, permite a atribuição a terceiros tarefas secundárias, focalizando-se no seu core- business.
9. Comente a figura 17, “Gerir em complexidade desafios” (do texto distribuído).
Na figura 17, podemos observar os seis factores a ter em conta para uma boa gestão da complexidade de desafios. Os seguintes factores: clientes mais exigentes; pressões competitivas mais fortes; globalização; digitalização e comunicação; colaboração; trabalho em rede, entre outros, bem explorados e bem geridos vão criar valor acrescentado para a empresa, o que vai fazer com que a empresa seja uma empresa ganhadora, as outras serão consideradas empresas perdedoras. No fundo há que tentar integrar estes factores no desenho da empresa para que esta tenha o maior valor acrescentado.
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