1. Identifica as principais condicionantes dos processos de decisão de compra, associando-as aos factores de evolução da actividade comercial.
À medida que o rendimento aumenta, as necessidades fisiológicas vão perdendo importância na decisão de compra dos consumidores, passando a dar primazia às necessidades de realização pessoal. Estas mudanças no comportamento dos consumidores vão influenciar os factores de evolução da actividade comercial, na medida em que vão aparecendo sempre novas acções de marketing para renovar/reinventar ou inventar novos produtos, dando assim mais oferta aos clientes em termos de realização pessoal.
2. Distingue necessidades funcionais de necessidades psicológicas de consumo, relacionando-as com as características de produtos/serviços e/ou o grau de satisfação pessoal.
As necessidades funcionais são as necessidades associadas aos mecanismos fisiológicos, enquanto que as necessidades psicológicas estão associadas aos mecanismos emocionais.
Enquanto que as necessidades funcionais são mais fáceis de detectar o grau de satisfação e a maneira de a satisfazer, pois para alem de haver cada vez mais escolha dos produtos de primeira necessidade se se tem fome temos que comer. Nas necessidades psicológicas o grau de satisfação não é mensurável, pois estamos sempre emocionalmente envolvidos com qualquer coisa que apareça de novo, etc., e é muito mais difícil a tarefa de escolher o/os produtos para a satisfação destas necessidades, pois há uma diversidade maior de produtos e devido à contínua evolução tecnológica os produtos estão constantemente a ficar desactualizados, logo há uma constante necessidade de adquirir as ultimas novidades.
3. Identifica tipos de necessidades psicológicas de consumo, relacionando-os com as oportunidades e práticas comerciais que lhes estão associadas.
4. Distingue comportamentos de compra planeados de comportamentos de compra por impulso, relacionando-os com factores como a necessidade de informação, o grau de satisfação, a sensibilidade ao preço ou a necessidade efectiva.
5. Associa a sensibilidade dos consumidores aos preços com tipos de pontos de venda, identificando razões que condicionam essa sensibilidade.
6. Identifica factores e consequências de déficit de acessibilidade dos consumidores aos produtos, precisando procedimentos de melhoria e valorização do ponto de venda.
7. Relaciona as reacções dos consumidores às promoções com os seus principais factores, justificando comportamentos mais comuns.
segunda-feira, 20 de abril de 2009
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