segunda-feira, 25 de maio de 2009

TESTE

1: Identifica as principais condicionantes dos processos de decisão de compra, associando-as aos factores de evolução da actividade comercial.

À medida que o rendimento aumenta, as necessidades fisiológicas vão perdendo importância na decisão de compra dos consumidores, passando a dar primazia às necessidades de realização pessoal. Estas mudanças no comportamento dos consumidores vão influenciar os factores de evolução da actividade comercial, na medida em que vão aparecendo sempre novas acções de marketing para renovar/reinventar ou inventar novos produtos, dando assim mais oferta aos clientes em termos de realização pessoal.

2:Distingue necessidades funcionais de necessidades psicológicas de consumo, relacionando-as com as características de produtos/serviços e/ou o grau de satisfação pessoal.

As necessidades funcionais são as necessidades associadas aos mecanismos fisiológicos, enquanto que as necessidades psicológicas estão associadas aos mecanismos emocionais.Enquanto que as necessidades funcionais são mais fáceis de detectar o grau de satisfação e a maneira de a satisfazer, pois para alem de haver cada vez mais escolha dos produtos de primeira necessidade se se tem fome temos que comer. Nas necessidades psicológicas o grau de satisfação não é mensurável, pois estamos sempre emocionalmente envolvidos com qualquer coisa que apareça de novo, etc., e é muito mais difícil a tarefa de escolher o/os produtos para a satisfação destas necessidades, pois há uma diversidade maior de produtos e devido à contínua evolução tecnológica os produtos estão constantemente a ficar desactualizados, logo há uma constante necessidade de adquirir as ultimas novidades.

3: Dá uma noção de consumo.

Consumo é o acto de utilizar um bem ou serviço com vista à satisfação de certas necessidades.

4: Como sabes existem diferentes tipos de consumo.

A:Indica os diferentes tipos de consumo.

Os diferentes tipos de consumo são: Consumo final, consumo intermédio, consumo individual, consumo colectivo, consumo essencial e consumo supérfluo.

B: Identifica os tipos de consumo referenciados.

Consumo final- uso de um bem para a eliminação imediata da necessidade, ex.(alimentos)Consumo intermédio- uso de um bem na produção de outro, ex. (combustíveis)
Consumo individual- aplicação de um bem apenas numa só pessoa, ex. (roupa-só um indivíduo a usa individualmente).
Consumo colectivo-uso de um bem ou serviço que pode eliminar uma necessidade juntamente com outras pessoas, ex. (transportes públicos-são usados por várias pessoas)
Consumo essencial-uso de um bem para eliminação de uma necessidade primária como a alimentação
Consumo supérfluo-uso de um bem na eliminação de uma necessidade terciária, ex. (o uso de perfumes).

5: Segundo Maslow como é que se dispõem as necessidades?

Realização pessoal
Estima
Amor/relacionamento
Segurança
Fisiologia

6: Indica, segundo o Livro Negro dos Esquemas e Fraudes na NET os diferentes tipos de fraude.

Os tipos de fraude mais usuais são: os esquemas em pirâmide, as ofertas não solicitadas, fraudes de pagamento adicionado, fraude com veículos, fraudes médicas, fraudes com operações financeiras e investimentos, spam (informação não solicitada).

7: Concordas com as afirmações de que a NET é a responsável por todas estas fraudes? Justifica.

Não concordo com a afirmação, pois ainda antes da Internet ter o peso que tem na sociedade já existiam fraudes. Talvez através NET seja mais fácil para os impostores chegarem às vitimas, mas não é a NET a responsável por as pessoas caírem, mas sim o egoísmo, a ignorância e a ganancia das pessoas, que estão sempre à espera que as coisas boas caiam do céu.

8:Verifique em que medida as fraudes descritas se ficam a dever à ignorância, à cobiça e à "colaboração" dos burlados.

As fraudes descritas ficam-se a dever a estes três pontos todos eles interligados entre si.Geralmente os burladores são pessoas especializadas em persuadir as pessoas. São preparados pequenos discursos eficazes para "lavar os cérebros" de pessoas que possam estar com dificuldades financeiras e não só.Os burladores cingem-se à ignorância dos burlados, pois não têm conhecimento destas coisas, mas principalmente à cobiça, pois as ofertas são sempre muito boas, irrecusáveis e de fácil tentação. No caso da "colaboração" dos burlados, esta é mais notável nas "pirâmides", onde os burlados vão trazer mais gente para o "negócio", sendo agora estes a enganar os amigos sem saber que o estão a fazer.Para além das pirâmides existem imensas fraudes sempre à espreita de incautos, temos exemplos recentes com as telecomunicações com as empresas que oferecem os toques reais para os telemóveis, as pessoas caem e depois vêem o saldo dos telemóveis a desaparecer pouco a pouco.

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