O benchmarking consiste na pesquisa dos melhores métodos utilizados nos diferentes processos de negócio e funções empresariais, com especial ênfase naqueles cujo impacto, no desempenho, permite assegurar e sustentar vantagens competitivas.
O exercício termina com a análise de resultados, a definição de recomendações e a sua implementação. Devemos ainda realçar um aspecto crítico no processo de benchmarking - a ética. As actuais práticas de benchmarking regem-se por princípios próprios, resumidos num código de conduta onde a reciprocidade na partilha e no uso da informação, a confidencialidade e o respeito pela individualidade dos parceiros se assumem como preceitos invioláveis.
2. Tendo em consideração as "boas práticas" de benchmarking apresentadas pelo IAPMEI, verifique que a fidelização dos clientes não interessa a qualquer preço.
3. Identifica as fases do processo de benchmarking
As principais fases do processo de benchmarking são:
- Planear: Desenhar e conceber o projecto em torno dos factores críticos de sucesso
- Explorar: Identificar as melhores práticas e adquirir dados
- Analisar: Comparar o desempenho e identificar áreas de melhoria
- Adaptar: Implementar as melhores práticas e monitorizar os progressos
4. Justifique o benchmarking como:
- a) um processo contínuo: Devido ao aumento da competitividade mundial, as empresas sentiram-se obrigadas a aprefeiçoarem os seus processos de trabalho. Como o desenvolvimento técnologico se tornou desenfreado e as empresas têm que estar sempre a par da situação dos seus concorrentes, este processo ( benchmarking), é umprocesso contínuo, mesmo por necessidade.
- b) uma investigação que fornece informações valiosas:
- c) um processo de aprendizagem com os outros
- d) uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processo
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