segunda-feira, 16 de março de 2009

Benchmarking

1. Apresenta o conceito de benchmarking.

O benchmarking consiste na pesquisa dos melhores métodos utilizados nos diferentes processos de negócio e funções empresariais, com especial ênfase naqueles cujo impacto, no desempenho, permite assegurar e sustentar vantagens competitivas.
O exercício termina com a análise de resultados, a definição de recomendações e a sua implementação. Devemos ainda realçar um aspecto crítico no processo de benchmarking - a ética. As actuais práticas de benchmarking regem-se por princípios próprios, resumidos num código de conduta onde a reciprocidade na partilha e no uso da informação, a confidencialidade e o respeito pela individualidade dos parceiros se assumem como preceitos invioláveis.


2. Tendo em consideração as "boas práticas" de benchmarking apresentadas pelo IAPMEI, verifique que a fidelização dos clientes não interessa a qualquer preço.


3. Identifica as fases do processo de benchmarking

As principais fases do processo de benchmarking são:
  • Planear: Desenhar e conceber o projecto em torno dos factores críticos de sucesso
  • Explorar: Identificar as melhores práticas e adquirir dados
  • Analisar: Comparar o desempenho e identificar áreas de melhoria
  • Adaptar: Implementar as melhores práticas e monitorizar os progressos

4. Justifique o benchmarking como:

  • a) um processo contínuo: Devido ao aumento da competitividade mundial, as empresas sentiram-se obrigadas a aprefeiçoarem os seus processos de trabalho. Como o desenvolvimento técnologico se tornou desenfreado e as empresas têm que estar sempre a par da situação dos seus concorrentes, este processo ( benchmarking), é umprocesso contínuo, mesmo por necessidade.
  • b) uma investigação que fornece informações valiosas:
  • c) um processo de aprendizagem com os outros
  • d) uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processo

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